Criando um APP Android sem ter conhecimento JAVA!!

O Google revelou sua mais nova arma na guerra de smartphones: o Google App Inventor  para Android. Ele é uma ferramenta de criação de apps no formato arrastar-e-soltar, para ajudar quem não tem uma coleção de SDKs no computador mas quer criar apps, jogos e mais.

O usuário pode construir apps personalizados unindo “blocos” predefinidos de código fornecidos pelo Google, que são reunidos para criar pequenos apps – bem parecido com ferramentas hoje disponíveis na Mobile Roadie e outros, só que de graça. A Nokia tem uma ferramenta parecida, o Ovi App Wizard, que transforma feeds RSS em apps.

O Google testou a ferramenta com pessoas sem experiência de programação – crianças da sexta série e garotas do colegial, por exemplo – e elas acharam o App Inventor bem fácil de usar. Bom pra elas. Eu temo que o Android

Agora eu vou mostrar passo a passo como fazer:

Antes de tudo faça uma conta no google!

Depois acesse o site http://appinventor.googlelabs.com

Teste sua configuração Java

Seu computador precisa executar o Java 6 (também conhecido como Java 1.6). Você pode baixar o Java www.java.com .

Teste a sua configuração do Java através da realização de ambos os seguintes exames:

  1. Visite a página de teste em Java . Você deverá ver uma mensagem que o Java está funcionando e que a versão é Java 1.6.
  2. Execute o teste AppInventor Java clicando neste link . Este irá verificar que o seu navegador está configurado corretamente para rodar Java, e que seu computador pode lançar aplicações com o Java Web Start.

App Inventor não vai funcionar no seu computador se estes testes não têm êxito. Não vá em frente para tentar usar App Inventor até que você lidou com a questão.

Instalação Configuração Inventor App para Windows

Instalando o aplicativo de instalação do Inventor para Windows tem duas partes:

  1. Instalar o App Inventor pacote de software de instalação. Este passo é o mesmo para todos os aparelhos com Android, o mesmo para o Windows XP, Vista e 7.
  2. Instalar os drivers do Windows para o seu telefone Android.

Instalar o App Inventor pacote de software de instalação

Recomendamos que você execute a instalação a partir de uma conta que tenha privilégios de administrador. Isto irá instalar o software para todos os usuários da máquina. Se você não tem privilégios de administrador, a instalação deve ainda funcionam, mas App Inventor será usado apenas a partir da conta que você usou quando você instalou.

  1. Baixe o instalador.
  2. Localize o arquivo AppInventor_Setup_Installer_v_1_2.exe o (~ 92 MB) em seu arquivo de downloads ou em seu desktop. O local do download em seu computador depende de como seu browser está configurado.
  3. Abra o arquivo.
  4. Clique nos passos do instalador. Não mude o local de instalação, mas registro o diretório de instalação, pois você pode precisar dele para verificar o driver. O diretório será diferente dependendo da versão do Windows e se você está ou não logado como administrador.

Localizando o software de instalação

Na maioria dos casos, o App Inventor deve ser capaz de localizar o software de instalação por conta própria. Mas se ele pede a localização do software, o caminho para entrar é C: \ Program Files \ Appinventor \ comandos-para-Appinventor. Se você estiver usando uma máquina de 64 bits, você deve digitar Program Files (x86) em vez de Arquivos de Programas. Além disso, se você não instalar o software como um administrador, ele foi instalado em seu diretório local e não em C: \ Arquivos de Programas. Você precisará procurar por ela para encontrar o caminho correto.

O aplicativo de configuração de software Inventor inclui drivers para esses telefones comuns Android:

  • T-Mobile G1 * / ADP1
  • T-Mobile myTouch 3G * / Google Ion / ADP2
  • Verizon Droid (não Droid X)
  • Nexus One
  • Nexus S

Celulares não listados aqui vai exigir que você obtenha e instale um driver manualmente .

Em alguns casos os drivers do Windows nem sempre são instalados automaticamente, caso em que você precisará fazer uma instalação manual do driver .

Verifique as configurações

Para obter o telefone pronto para trabalhar com o App Inventor, siga estes passos:

  1. Toque no botão Home para ir para a tela inicial do telefone.
  2. Pressione o botão Menu, depois Settings, depois Applications.
  3. Se o seu celular tem uma configuração de fontes desconhecidas, certifique-se que está marcada.
  4. Toque de Desenvolvimento.
  5. Certifique-se de ambos USB Depuração e Stay Awake são verificados.

Se o telefone está na tela de bloqueio, desbloqueá-lo como você faria para ficar pronto para executar um aplicativo. Agora pegue o cabo USB e conecte o telefone ao computador. Duas mensagens de status aparecem no telefone na área de notificações na parte superior da tela:

  • USB Connected significa que o telefone estiver conectado ao computador.
  • Depuração USB Connected permite que o Inventor aplicativo no computador para controlar o telefone.

Detalhes de vários modelos de telefone

Se o seu modelo de telefone está listado abaixo, clique no nome do telefone para o conjunto adicional de informação:

+ Uma Nexus, Nexus S

+ Droid X

Construindo o seu primeiro aplicativo com um telefone Android (Parte 1): HelloPurr

Como você construir HelloPurr, você vai aprender como os três principais ferramentas de trabalho App Inventor:

  • O criador, o lugar onde você criar seu aplicativo. Ele é executado em seu navegador.
  • O Editor de Blocos, o local onde você definir o comportamento do aplicativo. É uma aplicação separada com sua própria janela.
  • O aparelho, conectado ao computador através de um cabo USB.

Para construir HelloPurr você precisará de uma imagem do gatinho e também um som de miar

Comece o Designer e criar um novo projeto

Em seu navegador, acesse o site Inventor na App http://appinventor.googlelabs.com . Se esta é a primeira vez que usei App Inventor, você verá a página de Projetos, sem projetos nele ainda. Deve olhar como este:

Crie um novo projeto

  1. Clique em Novo, no lado esquerdo, próximo ao topo da página.
  2. Digite o nome do projeto HelloPurr (uma palavra, sem espaços) na caixa de diálogo que aparecer, clique em OK.

O navegador vai abrir o designer, o lugar onde você seleciona componentes para sua aplicação, e deve ficar assim:

Selecione os componentes para projetar seu aplicativo

Inventor App componentes estão localizados no lado esquerdo da tela sob o título de Designer Paleta. Os componentes são os elementos básicos que você usa para fazer aplicações no telefone Android. Eles são como os ingredientes em uma receita. Alguns componentes são muito simples, como um componente Label, que só mostra o texto na tela, ou um componente de botão que você toque para iniciar uma ação. Outros componentes são mais elaboradas: uma tela de desenho que podem conter imagens ou animações, um acelerômetro (movimento) sensor que funciona como um controlador de Wii e detecta quando você mover ou agitar o telefone, os componentes que fazem ou enviar mensagens de texto, os componentes que desempenham música e vídeo, componentes que recebem informações de sites da Web, e assim por diante.

Para usar um componente em seu aplicativo, você precisa clicar e arrastá-lo para o espectador no meio do Designer. Quando você adiciona um componente para o espectador, ele também aparecerá na lista de componentes do lado direito do telespectador.

Componentes têm propriedades que podem ser ajustados para mudar a forma como o componente será exibido dentro do aplicativo. Para visualizar e alterar as propriedades de um componente, você deve primeiro selecionar o componente desejado na sua lista de componentes.

Passos para a seleção dos componentes e definição de propriedades

Queremos HelloPurr ter um componente Button que possui a propriedade de imagem definida para o arquivo que você baixou anteriormente kitty.png. Para definir esta:

  1. Arraste e solte o componente Button para screen1. O componente Button está localizado na seção Básico da Paleta.
  2. Na lista de propriedades, no âmbito da imagem, clique em nenhum …
  3. Clique em Adicionar ….
  4. Selecione o arquivo que você baixou anteriormente kitty.png.
  5. Excluir texto em Button1 listados sob a propriedade de texto usando a tecla Backspace.

Seu criador deve ficar assim:

Abra o Editor de Blocos e conectar seu telefone

O criador é um dos três principais ferramentas que você usará para criar suas aplicações. O segundo é o Editor de Blocos. O terceiro é o telefone. Você usará o Editor de Blocos para atribuir comportamentos para os seus componentes, como o que deve acontecer quando o usuário de torneiras de sua aplicação um botão.

O editor de blocos é executado em uma janela separada. Quando você clicar em Abrir o editor de blocos a partir da janela Designer, os Blocos arquivo de programa Editor deve baixar e executar. Este processo pode demorar 30 segundos ou mais. Se o Editor de Blocos nunca abre, talvez seja porque o seu navegador não está configurado para executar aplicativos Java baixados automaticamente. Neste caso, localize o arquivo baixado chamado AppInventorForAndroidCodeblocks.jnlp e abri-lo. A janela do Editor de Blocos devem olhar como mostrado abaixo, com “gavetas” para os blocos do programa para a esquerda, e um grande vazio “tela” espaço para a colocação de blocos de montar o programa, que você vai fazer a seguir.

Antes de continuar a construir o aplicativo, você precisa conectar seu telefone. Certifique-se de já configurar o seu telefone . Agora, conecte o telefone ao computador com um cabo USB, e clique em Conectar-se ao dispositivo … botão na parte superior da janela do Editor de Blocos. Você verá uma lista drowdown com o telefone na lista, identificado por seu tipo de modelo (por exemplo, HT99TP800054). Clique sobre o assunto. Você verá uma seta amarela movimento animado frente e para trás, mostrando que a App Inventor é ligar para o telefone. Criando essa conexão pode demorar um minuto ou dois. Quando tudo é feito, a seta vai parar de se mover e ficar verde, e se você olhar para o ecrã do telefone, você vai ver o gatinho lá – este é o início de sua aplicação!

Construindo o seu primeiro aplicativo (Parte 2): Completando HelloPurr

Agora que você configurou o computador eo dispositivo, e você aprendeu o Designer e os Blocos de trabalho do Editor, você está pronto para concluir o app HelloPurr. Neste ponto, você deve ter o Designer aberta no navegador, o editor de blocos aberto em outra janela, e seu dispositivo escolhido (telefone ou emulador) ligado ao Editor de Blocos.

Aqui está uma previsão dos passos que você vai fazer neste tutorial para completar o app:

Na Designer:

  • Adicione um componente Label onde se lê “animal de estimação a Kitty”.
  • O upload do arquivo meow.mp3
  • Adicione um componente de som que reproduz o arquivo meow.mp3.

No Editor de Blocos:

  • Criar um manipulador de eventos que conta a componente de som para tocar quando o usuário toques no botão.

Adicionando o rótulo

Sob Paleta

  1. Arraste e solte o componente Label para o Viewer, colocando-o abaixo do gatinho. Ela aparecerá em sua lista de componentes como Label1

Em Propriedades

  1. Altere a propriedade Text do Label1 para ler “animal de estimação a Kitty”. Você vai ver a mudança de texto no criador e no seu dispositivo.
  2. Alterar o BackgroundColor de Label1, clicando na caixa
  3. Alterar o TextColor de Label1
  4. Alterar o FontSize de Label1 a 30

O criador deve agora olhar como este:

Adicionando o som meow

Sob Paleta

  1. Clique no cabeçalho Media marcada para expandir a seção Media da paleta de componentes.
  2. Arraste um componente de som e coloque-o no Viewer. Onde quer que você soltar, ele vai aparecer na área, na parte inferior do Visualizador marcada componentes não-visíveis.

Em Mídia

  1. Clique em Adicionar …
  2. Faça o upload do arquivo meow.mp3 a este projecto.

Em Propriedades

  1. Para a componente Sound1, defina sua fonte para meow.mp3.

O criador deve agora olhar como este:

Fazendo a reproduzir o som

Usando o Editor de Blocos vamos definir como o aplicativo vai se comportar. Vamos contar os componentes o que fazer e quando fazer. Você vai dizer a vaquinha para reproduzir um som quando o usuário toques-lo. Se os componentes são os ingredientes em uma receita, você pode pensar de blocos como as instruções de cozimento.

O Editor de Blocos tem dois guias no canto superior esquerdo: Built-in e meus blocos. Os botões em cada guia expandir e expor blocos quando clicado. O Built-in blocos são o conjunto padrão de blocos que estão disponíveis para todas as aplicações que você constrói. Os blocos em Meus blocos contêm blocos específicos que estão ligadas ao conjunto de componentes que você escolheu para sua aplicação.

Para reproduzir o som, você vai precisar de arrastar e soltar o bloco eo bloco Button1.Click Sound1.Play no editor. Os blocos se conectam como peças de quebra-cabeça.

Passos para fazer o jogo de som

  1. Vá até o Editor de Blocos. Ele pode ser coberto pelo navegador web.
  2. Clique na guia Minha blocos no lado esquerdo superior.
  3. Clique em Button1.
  4. Arraste e solte o fazer quando Button1.Click bloco para o editor.
  5. Clique Sound1.
  6. Arraste o bloco Sound1.Play chamada para o editor e soltá-los na Button1.Click do bloco quando.
  7. Clique na imagem da vaquinha no seu dispositivo. Você deve ouvir o miado de gatinho.

Seu Blocos Editor deve ficar assim:

Parabéns, seu primeiro aplicativo em funcionamento! Você pode empacotar seu aplicativo e gerar um código de barras, faça o download para seu computador, ou fazer o download para o seu telefone ligado, clicando sobre o pacote para o botão de telefone na mão canto superior direito do Designer.

Revisão

Aqui estão as idéias-chave cobertas até o momento:

  • Você criar aplicativos por componentes selecionando (ingredientes) e depois dizer-lhes o que fazer e quando fazer.
  • Você usa o Designer para selecionar os componentes. Alguns componentes são visíveis e alguns não são.
  • Você pode adicionar mídia (sons e imagens) para as aplicações por enviá-las a partir do seu computador.
  • Você usa o Editor Blocos para montar blocos que definem o comportamento dos componentes
  • quando … fazer … blocos definir manipuladores de eventos, que contam componentes o que fazer quando algo acontece.
  • chamada … blocos diga componentes para fazer as coisas.

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